[MASOCH-L] Adoção de SPF

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Tue Jan 18 18:38:25 BRST 2011

     agora uma coisa que considero bastante importante em relação à SPF
e me parece não ter sido dito nas mensagens anteriores é o fato do SPF
**NÃO** ter sido criado pra ser antispam. O Sender Policy Framework (e o
Sender ID da Microsoft também, que é bastante parecido com o SPF) foi
criado apenas para atestar se, no fritar das contas, um determinado IP
está autorizado a enviar emails utilizando um determinado domínio como
remetente. O SPF foi criado pra tentar diminuir a ação de enviar
endereços de emails com remetentes forjados, a partir de IPs
'não-autorizados' pra enviar emails daquele determinado domínio.

     acaba que muita gente, muitos de nós pelo visto, adoramos o fato
que MUITOS SPAMs e MUITOS emails de trojan/virus/golpes de banco da vida
utilizam emails forjados e, por isso, acabamos utilizando o SPF como
parâmetro adicional (alguns como parâmetro mandatório) aos nossos antispams.

     mas é importante deixar isso sempre bem claro: SPF não foi
concebido pra ser uma técnica antispam ! Quem quiser utilizá-lo como
tal, estará sempre fazendo por sua própria conta e risco.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br