[MASOCH-L] Adoção de SPF

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Jan 18 18:03:27 BRST 2011

On Tue, 18 Jan 2011, Anísio J. Moreira Neto wrote:

> A implantação do SPF funciona através da inserção de um registro de DNS
> do tipo TXT no domínio, no qual é registrado quais MTAs são autorizados
> a enviar e-mail do domínio, por exemplo: Crio o registro TXT com o
> seguinte valor: "v=spf1 189.x.9.2 ~all" no domínio exemplo.eti.br, sendo
> assim estou informando que apenas o IP 189.x.9.2 é o MTA do domínio
> exemplo.eti.br.

a lista do registro TXT é uma ACL (lista de controle de acesso). o último
elemento é a política 'default' da lista. ~all significa 'softfail', então
você está indicando que o 189.x.9.2 é um transmissor válido para o domínio
mas que qualquer outro IP pode transmitir email desse domínio embora não
de forma oficial. cabe ao receptor aplicar, se quiser, políticas distintas
para o 'pass' e o 'softfail', por exemplo, por o segundo em uma graylist.

> A utilização do SPF acontece quando um MTA recebe um e-mail, e o mesmo
> busca no DNS o registro TXT do domínio do remetente do e-mail, para
> confrontar o conteúdo do registro com o MTA que está enviando o e-mail.
> Também concordo em apenas classificar o e-mail como spam quando o MTA
> remetente não consta no registro TXT.

na verdade, confrontar com o endereço IP do MTA remetente. Aí é um ponto
em que o SPF "cheira mal", pois ele usa um recurso de outra camada da
pilha de protocolos, que supostamente deveria ser ortogonal. É daí que
surge a necessidade de gambiaras como reescrita de envelopes para poder
retransmitir uma mensagem sem que seja rejeitada por causa do SPF.

há alternativas que são ortogonais, o DKIM, por exemplo.

> Leandro, não entendi o reescrever o endereço do remetente, no meu
> entendimento o remetente não muda, no caso de um provedor de serviços, o
> mesmo deveria apontar do TXT dos domínios de seus clientes para seu MTA.

suponha o seguinte cenário: tenho dois MX com prioridades diferentes, o
principal é onde estão as caixas postais e um secundário 'queue-only' que
funciona em caso do principal estar indisponível ou pifado.

o servidor principal sai do ar por algumas horas. mensagens se acumulam no
secundário - e é para isso que ele existe. quando o servidor principal
volta à luta, as mensagens acumuladas no secundário começam a ser
despachadas para o principal.

o que acontece com o SPF agora? vai dar pau, porque o endereço IP do
servidor secundário não é o mesmo do MTA remetente. Então é necessário
reescrever o endereço do remetente no envelope para que a mensagem não
seja recusada.

> Henrique, não entendi qual seria o trabalho de um MTA no envio de um
> e-mail com SPF, no meu conceito o MTA que envia não modifica o cabeçalho
> do e-mail, basto o domínio ter o TXT registrado no DNS.

o que recebe, se quiser verificar o SPF, terá algum trabalho, mas mínimo.

> Por que o domínio oracle.com nem sequer possui registro TXT? Por que não
> utiliza o domínio para envio de e-mail? Ora, faça igual a IBM, que
> possui um registro TXT sem nenhum MTA cadastrado. Desta forma evita que
> sejam enviados e-mails falsos utilizando o nome da empresa.

vá perguntar para os manés da Oracle! ;-)