[MASOCH-L] Adoção de SPF

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Jan 18 19:17:24 BRST 2011

On 18-01-2011 17:30, Anísio J. Moreira Neto wrote:
> A implantação do SPF funciona através da inserção de um registro de
> DNS do tipo TXT no domínio, no qual é registrado quais MTAs são

Ou tipo SPF.  Ainda por cima tem que fazer duas query DNS com tipos
diferentes (ou fazer uma query ANY), e tem outros usos para o TXT.

http://www.openspf.org/SRS   explica o problema.

> Henrique, não entendi qual seria o trabalho de um MTA no envio de um
> e-mail com SPF, no meu conceito o MTA que envia não modifica o

Nenhum.  O problema é processar SRS.

> Mas a minha dúvida inicial era o seguinte: Por que o domínio
> oracle.com nem sequer possui registro TXT? Por que não utiliza o

Poucos levam o SPF à sério.  Tem/causa problemas demais.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.