[MASOCH-L] RES: Monitorar conexão PostgreSQL

MARLON BORBA MBORBA at trf3.jus.br
Wed May 5 13:13:12 -03 2010

O problema de fazer isso dessa forma é que você, ou quem venha a
administrar o "firewall", deve lembrar-se de que essa regra foi inserida
(sugestão: DOCUMENTÁ-LA em algum lugar) e, se o servidor for manutenido
por qualquer motivo, verificar se a regra está ativa e, caso negativo,
reativá-la.

Há outros inconvenientes: Essa regra bloqueia a execução de INSERTs no
SGBDR mesmo por pessoas autorizadas. É por isso que um controle de
privilégios no próprio SGBDR é uma solução mais inteligente. E se a
conexão for encriptada, você não conseguirá analisar o "payload" e
portanto o pacote não será bloqueado.

gravou:

> Então, consegui bloquear o preciso através do iptables + string.
Exemplo:
> /sbin/iptables -A FORWARD -m string -s 0/0 -d 0/0  --string "insert"
--algo
> bm -j DROP
>
> isso fez com eu conecta-se no banco, porém não consegui fazer insert.
> única coisa chata que vi foi que ele eh sensitive case, só pelo fato
de
> bloquear, já resolve.
>
> agora vamos ver no que vai dar (rsrs).
>
> vlw!