[MASOCH-L] RES: [OFF] Storage

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Thu Jan 14 10:05:26 BRST 2010

Rafael,

Talvez o mais simples seja o mais adequado :-)

Compartilho sua preocupação com o HD ligado via USB, mas pode-se fazer
configurações que atendam um ambiente pequeno. Você pode ter 2 HDs USB,
e alternar entre eles, como você está falando de algo pequeno e barato,
essa é uma opção.

Pode-se programar para só montar o HD quando for fazer o backup (início
da noite?) e desmontar assim que acabar (ainda de madrugada), durante o
dia alguém troca o HD e guarda no cofre (ou pelo menos numa distância
segura).

Para mais performance, pode-se optar por HDs externos com conexão e-SATA.

Como é somente para backup, não tem necessidade de espelhar disco, o
backup já é uma cópia dos dados, é até mais importante guardar mais
versões (vários dias) do que várias cópias no caso de um backup.

Seguindo a mesma preocupação de queimar tudo, uma máquina simples ou um
NAS também estariam conectados na energia 24 horas, se houver uma
descarga elétrica, queima tudo.

Quando você fala de montar uma máquina somente para backup, por mais
simples que seja, incluindo custo de aquisição, gerenciamento, no-break,
espaço físico, pode ficar mais barato e profissional as tradicionais fitas.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 11-4062-9218
fernando at bluesolutions.com.br