[MASOCH-L] [OFF] Storage

Renato Frederick frederick at dahype.org
Wed Jan 13 16:47:09 BRST 2010

Vou dar meu relato com gmirror em freebsd:

Acredito que o desempenho está mais ligado ao hardware do que o daemon em
si. Todos os gmirror em FreeBSD que observo nunca ocupou uso significativo
de CPU.

O que acontece é que muitas vezes as controladoras que fazem RAID ou tem
buffer maior que uma não RAID ou até velocidade de leitura/gravação mais
rápida e juntando isto á necessidade de ter que duplicar a gravação de
dados, a performance de um "softraid" caia muito.

Quanto a travar, no caso do gmirror tive cenário em que o sistema travava
quando o disco queimava, já que ele  não era HOT SWAP(era um SATA padrão),
mas parecia ser mais ligado ao hardware do que ao software, pois em casos de
testes que fiz com discos hot swap sem RAID(nunca tive nenhum caso de alguém
que fez a loucura de comprar uma baia hot swap sem controladora raid hehe) o
gmirror detectava a remoção, colocava o volume como "dirty" e assim que o
disco era plugado ele dava o rebuild.