[MASOCH-L] [OFF] Storage

max _tor maxthetor at gmail.com
Wed Jan 13 23:31:41 BRST 2010

Nao exatamente de "daemons", mas de modulos ou in-kernel. Como o codigo
roda em kernel-space, em linux e bsd, esta mais proximo ao hardware e tem
uma eficiencia
muito boa, ao ponto de fazer comparacoes com certas raid-controlers
on-board.
Em pequenos testes percebi uma queda de performance de menos de 10%, com
relacao
a raid-controlers on-board versus Raid por Software em Linux.
Isso esta diretamente ligado tambem, a drivers oficiais das controladoras,
liberados pelos fabricantes
muitas vezes so para Windows, que alem da performance tras os parametros de
controle:

status do raid, rebuild, remove, add.

Que ja e um bom motivo para quem quer rodar raid e quer/precisa
ter o controle do mesmo, sem ter que reiniciar o servidor/computador.

Na minha humilde opniao, se for pra adquirir um black-box que rode
linux/bsd, talvez seja melhor
montar e acabar conseguindo uma performance/flexibilidade maior/melhor.
Se a questao e comodidade, entao e outra historia
Se a questao e performance, deve-se escolher o melhor e mais caro dos ja
citados
pelos colegas.