[MASOCH-L] Virtualização distribuída X alta disponibilidade

Egberto Monteiro servidores at futuro.usp.br
Tue Jan 5 17:16:22 BRST 2010

Marcio,

Eu não expliquei direito. Ninguém fica ocioso.

Vc tem 10 Hosts Fisicos rodando 20 VM's quando 1 Host fisico cair as
VM's que estavam nele são "transferidas" (on the fly) para alguma das
outras 9 restantes, então vc terá 20 VM's em 9 Hosts Fisicos. Downtime
minimo, coisa de 3~5 segundos.

Há necessidade do Storage porque ao transferir uma VM de um Host para
outro teriamos que transferir todos os seus arquivos junto,
inviabilizando a operação.

Existe uma pancada de empresas oferencendo soluções deste tipo, entre
elas VMware, Red Hat (Xen/KVM)... Ou se preferir use o Xen "puro".

Se tiver duvidas mais especificas a lista do XEN é bem movimentada eles
podem tirar muitas duvidas e ajuda-lo a escolher a melhor opção.

Att,
Egberto Monteiro