[MASOCH-L] Virtualização distribuída X alta disponibilidade

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Tue Jan 5 16:54:58 BRST 2010

Em 5/1/2010 16:42, Egberto Monteiro escreveu:
> Isto já existe vc não está adiantado. O Xen implementa essa
> funcionalidade de fail-over on the fly.
> Quando a maquina A (fisica) sai do ar/trava/...  todas as VM's que
> estavam nela são "transferidas" para a maquina B/C (fisica) de forma
> manual ou automatica.
>
> A Red Hat oferece esta solução, muito boa por sinal.
>
> E sim se vc quiser fazer algo descente que não de mais dor de cabeça
> do que um sistema simples vc precisa de pelo menos um Storage.
>

> Só não intendi bem a sua pergunta, uma hora vc quer processamento
> distribuido outra redundancia no cluster...

Eu imaginei o processamento distribuído para ter redundância. O que vc
descreveu é um hot-spare/fail over, que fica ocioso enquanto não é
necessário (ou que roda outras máquinas virtuais). Minha idéia é fazer
um RAID5 de máquinas físicas para rodar as máquinas virtuais. Se uma
máquina física der pau eu perco poder de processamento enquanto não a
substituir e só. Got it?

--
Marcio Merlone