[MASOCH-L] Virtualização distribuída X alta disponibilidade

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria at cenadigital.com.br
Tue Jan 5 16:53:51 BRST 2010

Boa tarde Marcio.

Bom, eu sou apenas um usuário de VMWare ESXi, então o que eu sei, é
apenas o que assisti em palestras da própria VMWare, então você pode
ir mais a fundo procurando algum representante da vmware.

A VMWare, tem um esquema chamado VMWare HA. Usando SAN como você disse.
Mas não é criando snapshots... é um esquema bem mais avançado.

Avançado ao ponto de se um cluster com 4 máquinas... se uma delas
queimar, todas as máquinas virtuais presentes nela, sobem
automaticamente nas outras 3 restantes, em questões de segundos, se eu
não me engano o Downtime é de algo como 5 segundos. Isso para um
desligamento total de um dos nós (puxar o cabo de energia do mesmo ou
queima).

Agora, ele permite a transferencia a quente da máquina virtual entre os nós.

Mas voltando a sua dúvida, isso não é processamento distribuído, é apenas HA.

Se você quiser processamento distribuído, isso é realizado através do
sistema operacional, e não tem nada haver com o VMWare, e eu não sei
se o VMWare oferece esse tipo de recurso.

Eu possuo processamento distribuído entre máquinas virtuais, usando
Linux, mas com configurações de cluster. Como se cada máquina virtual
fosse uma máquina real em um cluster qualquer.

Agora você pode misturar um cluster de Linux, com o VMWare HA, assim
quando um nó morrer, os outros continuam respondendo as requisições
(via cluster), e ao mesmo tempo o VMWare HA reinicia o servidor
virtual que morreu em outro hardware, voltando a 100% da
disponibilidade do cluster.

Bom, espero ter respondido a sua dúvida.

Abraço.

2010/1/5 Marcio Merlone <marcio.merlone at a1.ind.br>:
> Pessoal,
>
> Sou novato com virtualização, já brinquei com o VMWare server, VirtualBox,
> etc. Mas agora estou estudando um uso pra valer em nosso datacenter pensando
> em migrar 6 servidores físicos para máquinas virtuais. A questão é: o VMWare
> ou alguma outra solução de virtualização permite processamento distribuído
> de uma máquina virtual em duas ou mais maquinas físicas? Sei que o VMWare
> possui o Vmotion, que move uma máquina virtual em execução, sem pausa, de
> uma física a outra, mas não é isso que pergunto, é processamento
> [...]

Rafael Henrique da Silva Faria
Grupo de Sistemas e Redes

Serviço Técnico de Informática
Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - UNESP