[MASOCH-L] Dúvida Switch

Renato Frederick frederick at dahype.org
Fri Sep 25 23:18:16 BRT 2009

Pessoal, estou com uma dúvida, acho que vocês podem me ajudar.

Até então, entendo que se eu configuro 3VLAN em um switch, ex.

Vlan1  - 1-5
Vlan2 - 6-11
Vlan3 - 12-17

As portas 1,2,3,4 e 5 irão enxergar o tráfego entre sí, mas não das outras VLAN. OK, conceito básico.

Porém estou com um cliente que afirma que configurou um switch qualquer(não é cisco nem 3com, crio ser dlink ou semelhante), em que ele fez o mesmo cenário acima, porém, mesmo dentro da vlan 2 , por exemplo, a porta 6 nao enxega o tráfego da porta 7, nem da 8, que por sua vez também nao ve o tráfego da 6 e por aí vai, etc etc.

Concordam comigo que isto tem algo de errado? Se todas as portas da mesma vlan nao enxergam entre si, como elas estão enxergando o gateway? E outra, como o host da porta 7 chega ao host da porta 8, se teoricamente nao se enxergam?

Para que isto funcionasse, o gateway teria que ter uma interface vlan tagged e a porta que ele esta se conectando, associada a todas as outras vlan(o que não está - é um linux em eth0 somente).

Creio que ele está confundindo que a VLAN1 não enxerga a 2 e 3 do que a PORTA X não enxerga a porta Y da mesma VLAN, concordam?