[MASOCH-L] SMTP: envio sistemático para endereços não existentes

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Tue Oct 6 18:51:49 BRT 2009

Olá Julio,

2009/10/6 Julio Cesar Covolato <julio at psi.com.br>:
> Olá Cássio.
> Postei essa questão na Postfix internacional, e me recomendaram instalar o
> fail2ban[1], se o servidor de envio errar (rejected) mais de x vezes, o
> fail2ban bloqueia o ip por um período de tempo configurável.
>
> [1] http://www.fail2ban.org/wiki/index.php/Main_Page

Já tenho o fail2ban rodando, mas para outros fins. Vou analisar sua
idéia como uma alternativa (ou talvez possa fazer parte de um conjunto
de medidas). O fato de poder determinar uma duração para o "BAN" é
interessante.

Me preocupa, no entanto, nesse caso, o fato de que o servidor remoto
não vai obter nenhuma "resposta", ficando com a "impressão" de que há
um problema na comunicação com o nosso servidor. Não sei seria
"escalável" mas, de repente,  uma opção seria combinar o fail2ban com
um script que alteraria algum arquivo do postfix e faria um reload. De
imediato, para cada operação de ban/unban seriam dois "reloads".

Obrigado.

Cássio