[MASOCH-L] SMTP: envio sistemático para endereços não existentes

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Tue Oct 6 09:57:32 BRT 2009

On Tue, 6 Oct 2009, casfre at gmail.com wrote:

> Como vocês estão lidando com as inúmeras "listas de e-mails" que
> insistem em enviar mensagens, sistematicamente, para os mesmos
> endereços não existentes em seus servidores?

as listas mais espertas mantém uma memória dos 'bounces' recebidos,
eventualmente, envia 'probes' para os que falham muito e os exclui
atomaticamente da lista se não responderem aos probes. um exemplo de
gerenciador de listas com este comportamento é o ezmlm.

> Tenho percebido um crescimento desse tipo de problema. Até então,
> minha conclusão é que há uma porção de listas sem administração, onde
> ninguém tem tratado os retornos de usuários não existentes.

isso não é um gerenciador de listas, é um simples 'alias' com um monte de
endereços. porisso que o sábio diz que "uma coisa é uma coisa e outra
coisa é outra coisa".

> Tentei contatos com alguns responsáveis pelos domínios em questão mas,
> sem sucesso. Quando houve resposta, não foi produtiva.

toda lista que se preza também tem mecanismos para que o assinante se auto
exclua sem ter que pedir para ninguém. veja nos cabeçalhos desta mensagem
mesma, você vai ver vários itens List-*, que contém informações da lista.
Se seu cliente for compatível, ele vai interpretar esses cabeçalhos
corretamente.

se não tiver essas coisas, você pode considerar como sendo spam e tacar
numa lista negra.