[MASOCH-L] SMTP: envio sistemático para endereços não existentes

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Tue Oct 6 19:02:23 BRT 2009

Danton,

2009/10/6 Danton Nunes <danton at inexo.com.br>:

> isso não é um gerenciador de listas, é um simples 'alias' com um monte de
> endereços. porisso que o sábio diz que "uma coisa é uma coisa e outra coisa
> é outra coisa".

A impressão que eu tenho é que são scripts em PHP, consultando um
banco de dados de e-mails e enviando tudo, sem haver nada/ninguém
verificando os erros retornados. :-)

> toda lista que se preza também tem mecanismos para que o assinante se auto
> exclua sem ter que pedir para ninguém. veja nos cabeçalhos desta mensagem
> mesma, você vai ver vários itens List-*, que contém informações da lista. Se
> seu cliente for compatível, ele vai interpretar esses cabeçalhos
> corretamente.
>
> se não tiver essas coisas, você pode considerar como sendo spam e tacar numa
> lista negra.

Como são usuários que não existem mais no nosso servidor (a pessoa não
faz mais parte dos quadros da empresa), não há como a pessoa fazer a
ação de retirada das listas, exceto se formos pegar, nós mesmos, um a
um e fazer o cancelamento em cada uma das listas. Se alguma delas
exigir "confirmação" (o que eu duvido que aconteça), teríamos, ainda,
que recadastrar cada uma das contas, fazer a confirmação e excluir
novamente as contas (ou aprontar alguma "gambiarra" para redirecionar
os e-mails etc).

Pelo que eu já pude perceber, aparentemente, houve um
"compartilhamento" de alguma lista de nossos e-mails e, como não há
ninguém fazendo "gerência das tais listas", os e-mails, que porventura
não existam mais, continuam fazendo parte daquelas listas e gerando os
erros.

No início eram uns poucos usuários de uma única lista. Com o tempo, já
são várias listas e vários usuários. Se nada for feito, vai virar
"festa". :-)

Obrigado,

Cássio