[MASOCH-L] dúvida dns

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu May 28 18:01:28 BRT 2009

On Thu, 28 May 2009, Flavio Junior wrote:

> Mas não é exatamente isso que significa master e slave?
> Compartilhar a mesma base, o que for atualizado no master vai pro slave e o
> que é alterado no slave é perdido. Portanto, nao podemos usar somente o
> master pra fazer alterações, sendo que ele vai atualizar o slave e propagar
> essas alterações?

servidores DNS podem ser autoritativos ou recursivos. servidores
autoritativos podem ser master ou slave (essa nomenclatura é infeliz).
servidor master: onde fica o banco de dados original. servidor slave:
copia o banco de dados quando o número de sria do SOA aumenta e/ou ele
recebe notificação do mestre.

master/slave diz respeito apenas a manutenção do banco de dados, com
relação às consultas eles funcionam exatamente do mesmo jeito.

você pode ter vários servidores mestre e um procedimento de sincronização
"por fora" do DNS, p.ex. rsync. ou, em casos mais patológicos em que se
deseja diferentes respostas de acordo com o servidor consultado, nem ter
qualquer sincronização.

tenho a ligeira impressão de que o uso que se quer fazer do DNS pelo
proponente deste tópico é bem pouco adequado. e também não entendi que
raios o AD da microsoft, que basicamente se parece com um serviço LDAP, se
misturou neste assunto.