[MASOCH-L] Escalabilidade de Mikrotik como Hotspot

Herbert Faleiros herbert at scw.net.br
Tue Mar 17 15:11:47 BRT 2009

Olá,

o routerOS suporta múltiplos processadores sim, olha só (num x86):

[eu at xyz] > system hardware print
  multi-cpu: yes

Sobre a RAM, em sistemas x86 nao passa de 1GB (nao sei porque).

O que sei sobre o que pessoal comentou é o seguinte:

para o cenário citado routerboard's não dão conta, com algumas regras de
firewall (ou muitas), queues (controle de banda), conntrack, etc... Elas
abrem o bico rapidinho (sei por experiência própria). Se forem citar as
versões mais parrudas como alternativa de hardware, o que tenho a dizer
é: use um x86! É a mesma história de Cisco x x86, ou seja, compro um
Cisco caro ou monto um PC gastando muito menos com um desempenho
absurdamente superior e sem as limitações óbvias inerentes ao hardware
especializado?

Eu fiquei um tempão apanhando de routerboard's como AP's, e depois de
muita experimentação cheguei à algumas definições que sigo desde
então (estou falando de routerOS como Wireless Access Point), desculpem-me
pelo e-mail extenso, mas depois da mensagem na GTER muita gente tem me
procurado p/ falar de MIkrotik em x86:

* use x86!

* não use x86 velho! Ou seja, o que vejo muito: o cara pega um Pentium 100
jogado num canto, coloca uma placa PCI-mini PCI e resolve pendurar
trocentas pessoas lá. Depois dá problema e a culpa é da placa PCI-mini,
do routerOS... Tenho alguns AP's com 2 placas RB14 (p/ 4 cartões cada),com
8 R52H e o maior problema que tive até hoje foi ter de trocar a fonte  da
MB que queimou.

* não utilize cartões (e NICs Ethernet tb) que não constem na lista de
compatibilidade de hardware do Mikrotik.

* parece nao ter sentido (ou tem), mas chipset Intel (ICH-5,7) casa muito
bem com a PCI-mini PCI.

* pode usar sim HD's SATA/PATA, ao contrário do que muitos pensam, parece
que a licença é gerada em cima de alguma coisa relacionada a interface do
disco (e do hadware dele mesmo, ou seja, do HD). Se precisar trocar a MB,
basta manter a mesma configuração no Setup da placa mãe que a ID não
muda. Exemplo: HD SATA com PATA desabilitado no Setup, se colocar esse
disco em outra MB (com chipset deferente) com PATA habilitado a ID usada
pela licença muda! Caso contrário ela é mantida. Testei isso pelo menos
umas três vezes com MB's diferentes.

* o segredo p/ manter o hardware operando sem problemas nesta
configuração é: ventilação/refrigeração, ou seja, não monte um
hardware desses numa caixa de plástico vedada e deixe exposto ao Sol que
vai ter problemas! Isso é meio óbvio, afinal, tente fazer o mesmo com o
seu PC. Tenho AP's em torres (alguns a mais de dois anos com ventilação
apenas) e não tive problemas (fora os óbvios, que são: descargas
elétricas, sujeira --poeira--, etc; mas isso quaqler hardware teria
também).

* não coloque mais que 25 clientes por cartão! Essa pode desagradar muita
gente, mas se você não quer ter problemas a limitação é essa (que eu
criei e sigo). Sintoma comum de quem desrespeita essa regra: latência alta
(ping) p/ todos os clientes conectados no mesmo cartão do AP. No setup
citado acima (8 cartões), são 200 clientes! Nada mal p/ um AP 802.11a/b/g
de baixo custo, não? Sobre as antenas use 4 de cada polarização e os
dois canais que interpolam coloque as antenas (no mesmo canal) de costas p/
a outra.

* como esses cartões trabalham com potência maior o pessoal técnico
responsável por instalar os clientes tende a ser displicente na
ativação, ou seja, pegam sinal mais fácil e alinham porcamente... (eles
esquecem que o TX da bridge do cliente não é igual ao TX do AP). Sintoma
comum: o cliente navega bem, mas ao tentar efetuar algum upload (ex. enviar
um e-mail) não funciona (ou funciona mal).

* poluição RF, use 5.8 GHz (ainda não está tão poluído). Estou usando
bastante hoje os XR5 e mesmo os R52H em 5.8 com clientes Ubiquiti (Nano e
Bullet). O custo dessas bridges tem baixado bastante e o desempenho (pelo
custo) é muio bom.

Voltando ao tópico inicial, acho que as limitações serão hardware (se
não estamos falando de Wireless, desculpem-me pelo devaneio desnecessario
sobre Wireless). Afinal, o routerOS basicamente é um Linux especializado
rodando também em cima de hardware especializado (no caso de
routerboard's), num x86 creio que as limitações serão as mesmas de um
Linux qualquer executando as mesmas aplicações executados neste Linux
especialidado (routerOS), fora a unica coisa/limitaçao que vi de deferente
(espero que seja a unica), que 'e a 1GB RAM max. em x86 (talvez tenha como
mudar isso, nao?).

Se são tantos clientes assim, não seria o caso de dividir a rede entre
alguns ou vários servidores (seja x86, ou routerboard) executando o ROS?

--
Herbert