[MASOCH-L] Escabilidade Hotspot

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Mar 15 22:00:49 BRT 2009

> Sobre o mikrotik router/powerrouter este numero da ultima vez que eu vi era
> pra PPPoE que consome mais recursos que o hotspot.

A mesma apresentação cita 2600 sessões PPPoE... mas nenhum dos dois
números é citado como limite, apenas como casos reais.

> Eu nâo testei as versões mais novas para hotspot.( Sem janela para uma
> parada)  Utilizando servidores HP ML nunca tive este problema, se bem que o
> hotspot é o que realmente da dor de cabeça quando se utiliza dual-core em
> maquina incompativel.

Em HP ML, você tem instalado no HDD IDE, HDD SATA, CF SATA, CF IDE ou USB ?

> Aqui é a resposta sobre atrelar banda por cliente ( na sua afirmação de
> utilzar controle de banda a partir do dhcp).
>
> Você pode separar pools de ip para cada plano de serviço e fazer a marcação
> de cada rede desta no mangle.  No queue tree você define a banda de cada
> pool/subnet. Para atrelar o ip ao usuario de cada plano, você forçar o ip no
> dhcp ou utilizar o ip pool do hotspot que faz um nat one to one para cada
> usuário, mas são milhares de usuarios o ideal é definir no Radius o pool de
> cada usuário / plano de serviço.

Um dos problemas nesse caso é a marcação do tráfego vindo da Internet,
a não ser que hajam tanto pools de IPs para o DHCP quanto pools para o
NAT por planos de serviço.

Rubens