[MASOCH-L] RES: RES: Escalabilidade de Mikrotik como Hotspot

Renato Frederick frederick at dahype.org
Fri Mar 13 08:01:52 BRT 2009

Rubens,

> A questão são os ambientes inóspitos onde a RB-1000 teria MTBF melhor
> que PC (exceto claro PCs industriais).

Sim, este é um dos problemas constantes que tenho, ainda não achei a saída,
existe no mercado alguns processadores i386 em microplacas, mas o custo é
alto e não arrisco fazer o teste sem um ROI plausível. Ficar com placa cara
parada é tiro no pé.

> Escalabilidade não é só horse-power... implementação do software via
> de regra tem mais impacto do que o quanto você pode colocar de CPU
> mais rápida. Então se houver um limite no software em que, por
> exemplo, não passe de 2 mil assinantes, e que dentro desse limite
> tanto uma RB-1000 quanto um PC possam atender, não é a CPU que irá
> resolver a questão.
>
> Notar que desempacotamento de PPPoE e recálculo de Dykstra (OSPF) são
> ações bem mais CPU-intensive do que Hotspot.

O software da mikrotik não tem limitação nenhuma praticamente(só do tipo de
licença). O que pega mesmo é o hardware em que ele está rodando. Aliás, o
MKT tem se mostrado uma solução muito robusta, vale cada centavo pago(que
nem tão caro é).