[MASOCH-L] ENC: RES: cópia de disco.

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Tue Jul 28 11:51:43 BRT 2009

On Tue, 28 Jul 2009, Caio Zanolla wrote:

> placas mae dell normalmente nao sao padrao atx. sao proprietárias.
> pra monar num gabinete normal vc vai precisar de uma dremel :)
>
> Danton, vc experimentou:
>
> -colocar os 2 hds de 1T
> -criar o array
> -retirar um deles
> -colocar o de 250 mas nao incluir ele no novo array
> (caso a controladora nao permita 2 hds de volumes raid diferentes
> coexistirem em degraded mode vc devera criar o raid de 1T depois)
> -dar um dd no hd de 250 pro de 1T
> -usar qqer ferramenta pra dar resize nas particoes
> [...]

eu publiquei nesta lista o procedimento que fiz e que deu certo. Revendo
os passos descobri um procedimento ainda mais simples e quem tem downtime
mínimo do servidor. ei-lo:

1. paro o servidor, retiro um HD pequeno, coloco um grande, parto o
servidor normalmente e deixo os dois sincronizarem.
2. com o servidor funcionando normalmente e os usuários felizes, faço uma
cópia da MBR em uma mídia removível (pen-drive).
3. com o RAID sincronizado paro novamente o servidor, removo o HD pequeno,
insiro o segundo grande e deleto o RAID.
4. crio um novo RAID que agora detecta a geometria dos novos HDs.
5. parto o sistema com um live-CD e restauro a MBR.
6. corrijo a sequência de boot na BIOS. (bati cabeça umas duas horas por
causa disto, veja e-mail anterior).
7. rebooto o sistema, estendo ou redefino partições e parto para o abraço.

tempo total indisponível: meia hora, se muito.

note bem que isto vale para a controladora LSI Logic embutida em servidor
Dell PowerEdge, pode não funcionar em outros ambientes.

o aviso de que ao deletar e reconstruir os RAIDS os dados são perdidos é
falso. no máximo a MBR e alguns bloquinhos no começo do HD, não alocados
para qualquer partição são reescritos. com isso não há qualquer
necessidade de backups. ok, mesmo assim faça backup, porque como diz o
sábio provérbio, prevenção e canja de galinha só fazem mal à galinha!