[MASOCH-L] Bloqueio de e-mails por confirmação da origem?

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Tue Jul 21 16:14:01 BRT 2009

Alexandro Corrêa escreveu:
> Caros Colegas,
>
> Sou cliente de e-mails da LocaWeb e estou enfrentando problemas com
> SPAM, pois tenho recebido diariamente dezenas de e-mails de
> propagandas onde cabeçalho "from" é de e-mails do meu próprio domínio.
>
> Minha pergunta é: Porque a Locaweb não faz verificação de endereço
> reverso (PTR) e consulta se o IP de origem realmente corresponde ao
> domínio? (caso o IP não corresponda ao domínio: bloqueio!)
>
> Abri um chamado referente a isto no HelpDesk e recebi uma resposta
> padrão ridícula:

    é .... a resposta é sim meio padrão, mas o seu pedido também não faz
tanto sentido assim.

    nem sempre o reverso vai bater com o domínio do remetente da
mensagem. Isso é verdade, por exemplo, pros clientes da Locaweb !!!! Seu
email é  alexandre at algumacoisa.com.br .... mas o IP de onde seu email
vem, tem o reverso locaweb.com.br !!! Pronto, bloqueia .... domínio do
remetente diferente do IP do reverso, certo ???? Você deu um tiro no pé,
concorda ??? :)

    esse tipo de verificação simplesmente não funciona assim de forma
direta e simples.

    O mais próximo desse tipo de verificação que já existe é o SPF. Cada
domínio publica a lista dos IPs que podem enviar emails utilizando
aquele domínio como origem. Dessa forma, o servidor do destinatário pode
validar e ai, então, decidir se aceita ou não.

    É milagroso o SPF ??? Não ..... poucos domínios publicam seus
registros SPF, outros tantos publicam errado e a grande maioria que
recebe não valida.

    Maaaas, talvez seja o mais próximo do que você pensou. Da forma como
você quer, seria o caos completo, tudo ia parar de funcionar.

;; ANSWER SECTION:
uol.com.br.             3600    IN      TXT     "v=spf1
ip4:200.221.11.0/24 ip4:200.221.29.0/24 ip4:200.221.4.0/24
ip4:187.17.116.0/24 -all"

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues