[MASOCH-L] Bloqueio de e-mails por confirmação da origem?

Alexandro Corrêa alexandro at sulsoft.com.br
Tue Jul 21 16:07:05 BRT 2009

Caros Colegas,

Sou cliente de e-mails da LocaWeb e estou enfrentando problemas com
SPAM, pois tenho recebido diariamente dezenas de e-mails de propagandas
onde cabeçalho "from" é de e-mails do meu próprio domínio.

Minha pergunta é: Porque a Locaweb não faz verificação de endereço
reverso (PTR) e consulta se o IP de origem realmente corresponde ao
domínio? (caso o IP não corresponda ao domínio: bloqueio!)

Abri um chamado referente a isto no HelpDesk e recebi uma resposta
padrão ridícula:

================================

Olá Alexandro,

Hoje em dia os spammer utilizam técnicas aprimoradas para enviar e-mail
forjando o destinatário, técnica também conhecida como "Spoofing".
Infelizmente o protocolo SMTP ainda que seguro, possui a vulnerabilidade
que permite que qualquer pessoa com conexão internet e um programa
especial, envie mensagens alterando o campo "from" Ex.:
"billgates at microsoft.com", por se tratar de uma falha no protocolo SMTP,
e não nos servidores da Locaweb, infelizmente não temos como realizar
nenhuma configuração, para que essas mensagens deixem de ser enviadas,
pois as mensagens não estão sendo enviadas pelos servidores da Locaweb.

Você pode verificar mais informações sobre esse problema em nossa Wiki
http://ajuda.locaweb.com.br/pt-br/Spoofing

Como não podemos verificar bloquear na origem, podemos bloquear no
recebimento avaliando as características da mensagem, ative o filtro de
anti-spam para isso.

Havendo dúvidas estamos a disposição.

Caso dê este chamado por encerrado, por favor, finalize o mesmo, e
preencha nossa pesquisa de satisfação. Ela é muito importante para nós
melhorarmos nosso atendimento.

Atenciosamente,