[MASOCH-L] Openvpn lenta

Fabio Catunda fcatunda at lightcomm.com.br
Thu Dec 17 11:38:44 BRST 2009

Rejaine,

Não são todos meus usuários que estão usando a VPN, o problema é que tem
gente demais num link muito pequeno, acho que é por isso que a VPN fica
caindo toda hora.

Eu até teria como fazer controle de tráfego na saída, mas controle na
entrada é algo curioso para se discutir. Ainda não testei, mas acho que
daria o mesmo problema que já tenho.

A banda é bem gerenciada, os usuário reclamam mas todo mundo consegue
trabalhar, mas ainda assim acho que fica muito pouca banda disponível
para o OpenVPN.

Enquanto escrevia este e-mail tive a idéia de dar uma olhada na
quantidade de retrans que estou tendo no servidor de VPN, dá pra ver o
motivo da VPN cair toda hora, hehe, o número de ocorrências é muito
superior ao normal.

Continuei testando o OpenVPN com TCP hoje, me parece que o que está
escrito na página do man é bem verdade, o resultado tem sido pior do que
com UDP.

Grato,

Catunda.