[MASOCH-L] Openvpn lenta

Welkson Renny de Medeiros welkson at focusautomacao.com.br
Thu Dec 17 11:51:33 BRST 2009

Fabio Catunda escreveu:
> Rejaine,
>
> Não são todos meus usuários que estão usando a VPN, o problema é que
> tem gente demais num link muito pequeno, acho que é por isso que a VPN
> fica caindo toda hora.
>
> Eu até teria como fazer controle de tráfego na saída, mas controle na
> entrada é algo curioso para se discutir. Ainda não testei, mas acho
> que daria o mesmo problema que já tenho.
>
> A banda é bem gerenciada, os usuário reclamam mas todo mundo consegue
> trabalhar, mas ainda assim acho que fica muito pouca banda disponível
> para o OpenVPN.

> [...]

Só uma correção que lembrei:

O que me fez migrar para TCP não foi questão de QUEDA, e sim uma falha
que existe no route-to do firewall PF (FreeBSD)! Tentei usar 2 links
(redundância) na minha vpn, e quando fiz a regra para UDP não
funcionava... procurei na internet e vi alguém falando sobre a falha,
apenas mudei o protocolo para TCP, mudei no firewall, e funciona até
hoje... quando um link cai, o client tem uma configuração que procura
por OUTRO link.

Realmente acredito que o desempenho com TCP deve cair um pouco, tem a
questão da checagem do pacote, etc... coisa que UDP não faz. Pra mim tem
atendido com TCP, mas realmente o desempenho com UDP é melhor.

Nesse seu caso com certeza é algum client da VPN que está
sobrecarregando o link, você vai ter que aplicar um QoS...

Uma outra opção é incluir na configuração do client da VPN um parâmetro
de controle de banda:

(...)
local 192.168.0.150
remote feilner-it.net