[MASOCH-L] Openvpn lenta

José Antonio Boyd Cardoso jaboydl at garlix.com.br
Thu Dec 17 10:36:28 BRST 2009

Câmbios !

Acompanho a lista a muito tempo, mas creio ser este meu primeiro post,
apenas para passar a minha experiência.

Uso voip (IAX e alguns SIP) através de OpenVPN em um cliente (matriz e
6 filiais e 6 usuários móveis) e não tenho problemas. A maior parte das
VPNs usa UDP.

Quanto a configuração e uso das OpenVPN em si, UDP tem se mostrado
estável e mais rápido que TCP, porém em alguns links não tem jeito, tem
que ser TCP pois parece haver algum bloqueio de portas UDP. O tráfego
flui por um tempo e para, não sei se é algum bloqueio para P2P das
operadoras ou coisa assim.

O problema que percebo de usar TCP na OPenVPN é que, além da
performance ser um pouco inferior, em caso de queda a conexão demora
muito para ser refeita enquanto que, por UDP, é quase instantânea, as
pontas geralmente nem notam a falha.

A Matriz tem um link de 2MB, já os links de cinco filias são ADSL
empresariais, a sexta é via rádio, sendo que alguns dos usuários móveis
chegam mesmo a usar, eventualmente, conexão discada. Além do voip
existem os acessos normais a servidores de arquivos e impressão mas não
é um tráfego muito grande.

Funciona bem a quase três anos, com poucos problemas.

J. A. Boyd