[MASOCH-L] RES: RES: Valor hora técnica

Renato Frederick frederick at dahype.org
Wed Aug 26 08:17:44 BRT 2009

Concordo, trabalhar por projeto é lucro para você e para o cliente, já que você poderia "enrolar" na modalidade por horas enquanto projeto o interesse de terminar rápido é seu.
Da sua parte, você lucra mais, já que está cobrando pela criticidade e qualificações requeridas para o projeto, não valor homem/hora.

Sobre os valores, é complicado ter um preço fixo, varia de cidade para cidade e também de tipo de serviço.

Exemplo, não dá para cobrar o mesmo valor/hora de um servidor Linux que irá fazer Proxy para um servidor Linux que irá fazer autenticação LDAP integrada ao AD mais servidor de arquivos conectado a um storage fiber channel, em minha opinião, é claro.
Se você fosse uma empresa, o custo homem/hora do funcionário capacitado para somente fazer Proxy é bem menor que um funcionário que tenha conhecimentos avançados de LDAP/Storage, aplico a mesma lógica para consultor independente.

Uma boa saída é consultar a 'concorrência', perguntando a colegas de campo ou empresas(com as devidas ressalvas) o valor.

Outra coisa que considero é o mito 'particular faz mais barato que empresa'. Dependendo de sua disponibilidade e conhecimento técnico, o valor pode ser até maior, já que você pode oferecer até um serviço "personal" - bem diferenciado da maioria das empresas de consultoria.