[MASOCH-L] RES: Acesso Remoto Independente do SO

Cristiano Maynart Pereira cpereira at unisc.br
Wed Apr 15 11:54:51 BRT 2009

> Pessoal,
> estou procurando uma solução que na internet encontrei com nomes como:
> *out-of-band management ou **lights-out management*.
> O que preciso é de um acesso remoto ao servidor mesmo que o
> Sistema Operacional não esteja funcionando, como se eu
> tivesse ligado um monitor e um teclado direto no micro. Se
> não me engano servidores da Dell, HP e outros já possuem isso.
>
> Minha pergunta é, alguém utiliza esse tipo de solução? Qual
> equipamento tem utilizado? Quais os meios de acesso(via rede,
> via modem).

> [...]

Sim, muitos servidores possuem esta característica, procure servidores que possuam interface de gerenciamento.

Utilizo em servidores Sun e HP e funciona muito bem. Voce pode acessar a console (bios, deligar/ligar, acessar a tela e até realizar instalações de todo o SO mapeando a unidade de CD/DVD da sua estacao ou até mesmo um arquivo ISO por exemplo).

O acesso é feito via rede e como esta interface é ethernet, geralmente utiliza-se uma rede (ou vlan) de gerenciamento especifica.

Cristiano Maynart