[MASOCH-L] RES: Acesso Remoto Independente do SO

Claudio Corrêa Porto claudio at intron.com.br
Wed Apr 15 15:49:19 BRT 2009

Olá Jean,

Já configurei em um cliente um KVM da Avocent, e funcionava
corretamente. O Acesso era via TCP/IP pela rede/internet, ou caso o
link estivesse derrubado ele poderia ser acessado por linha discada
(modem). Inclusive pode ser conectada uma régua de tomadas IP, onde
você pode forçar um boot, desligando e ligando a energia remotamente
(selecionando qual tomada deseja desligar). Você pode ligar vários
servidores ou roteadores em um único KVM, e ele pode ser cascateado
para escalar a solução.

Existem outros fabricantes, consulte por KVM over IP no google.

Aqui tem uma explicação da Avocent:
http://www.avocent.com/What-is-KVM-over-IP.aspx

Abraço,
Claudio.

2009/4/15 Cristiano Maynart Pereira <cpereira at unisc.br>:

> Sim, muitos servidores possuem esta característica, procure servidores que possuam interface de gerenciamento.
>
> Utilizo em servidores Sun e HP e funciona muito bem. Voce pode acessar a console (bios, deligar/ligar, acessar a tela e até realizar instalações de todo o SO mapeando a unidade de CD/DVD da sua estacao ou até mesmo um arquivo ISO por exemplo).
>
> O acesso é feito via rede e como esta interface é ethernet, geralmente utiliza-se uma rede (ou vlan) de gerenciamento especifica.
>

> Cristiano Maynart

Atenciosamente,
Claudio Corrêa Porto
+55 11 9985-6816