[MASOCH-L] Certificações IT

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Tue Sep 2 18:00:54 BRT 2008

As certificações as vezes podem te ajudar a entrar na seleção em uma empresa
grande aonde tu não tens nenhum QI (Quem Indica). Se tu não tens o QI e
também não tem a certificação, dificilmente passará da fase de cadastro do
CV no site. Por outro lado, ter a certificação não garantirá que tu serás o
escolhido.

Defendendo o outro lado, também não podemos dizer que a certificação é uma
coisa que qualquer um consegue obter. Se fosse assim estariamos cheio de
profissionais certificados disputando as vagas disponíveis.

A mesma questão pode ser levantada em relação aos cursos de graduação. O
aluno pode concluir o curso (alguns cursos) sem nunca ter trabalhado na
área.

Então a minha opnião pessoal é: faça as certificações sim. Mas faça elas com
o objetivo de adquirir o conhecimento também e não apenas o certificado.
Elas te ajudarão (ainda não que totalmente) no momento de ser o escolhido
para a vaga de emprego. Mas lembre-se: terás que provar o que elas atestam
que tu conhece ;-) E a prova exigida, na grande maioria das vezes, é a sua
experiência de trabalho dos empregos anteriores.

Acredito que as certificações também podem ser um ponto importante para quem
busca empregos fora do país pois elas servem de balizadores do conhecimento.
Mas novamente - elas não serão o ponto decisivo - elas te ajudarão a entrar
nos processos de seleção.

[]s,
./diogo -montagner