[MASOCH-L] Certificações IT

Edison Bortolin edison at coslinux.com.br
Mon Sep 1 22:17:27 BRT 2008

Existe situações onde é necessário comprovar o conhecimento. Esse é o caso
principalmente em empresas grandes e multinacionais.

Tem cargos e funções que exigem qualificações específicas e a comprovação se
dá pelo certificado.

Em empresas grandes (HP, IBM, SUN, AT&T, etc) é importante para a empresa
saber o nível de conhecimento de cada recurso que ela tem disponível e
mensurar isso por achimos ou opniões de terceiro não é nada profissional.
Sem o certificado eles teriam que gastar com seus próprios meios de
validações de conhecimento como provas, testes, examinadores, etc. e isso
geraria mais custos.

Já no caso de pequenas empresas, o acesso às pessoas que decidem é bem mais
fácil e descomplicado e nesse cenário mostrar o que você conhece pode ser o
suficiente para conseguir um bom emprego.

Eu concluo que as certificações não atrapalham em nada, a não ser no bolso é
claro, e pode fazer a diferença na sua carreira profissional.

Abraços.

Edison