[MASOCH-L] Dúvida que intriga com MRTG.

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Tue Sep 2 16:02:39 BRT 2008

Fernando,

O MRTG realmente escala o gráfico de acordo com o volume de dados, por
isso deve estar mostrando em Kb ao invés de Mb.

Acontece que, se não tiver tráfego, ele sempre vai aparecer o mínimo
possível, senão, se ele pegasse que a interface é 100Mbits, e você só
usa 500kbits, apareceria apenas 1 pixel no gráfico, e não daria para
distinguir o uso entre 1Mbit (2 pixels) e 500kbits (1 pixel), por isso
ele escala para o maior valor usado no período.

Pelo que entendi da sua estrutura, o ADSL entra por uma interface, a
mesma que faz o túnel, e entrega os dados do túnel na outra interface,
então o uso de banda delas deve ser bem próximo. Na interface do ADSL
deve ter pouca coisa a mais por conta do overhead do túnel, mas, na
prática, vai ser quase igual mesmo.

Ele não chega a Mbits ou por falta de uso ou porque a operadora não
entrega mais do que isso que você está vendo. Só testando mesmo
(forçando uma transmissão pelo túnel) para saber se tem mais banda
disponível.

Uma coisa que tem que acontecer é variar o tráfego durante os horários
de uso, por exemplo: se o pessoal trabalha de dia, usa durante o dia, e
quase nada durante a noite. Se o gráfico está uma linha reta constante,
é porque não está recebendo dados, o MRTG não é um daemon, tem que
colocar ele no crontab pra funcionar.

Eu costumo dizer que os gráficos do MRTG são enganosos quando você olhar
os gráficos de períodos mais longos, por exemplo, em 1 ano, o link fica
metade do dia funcionando e metade parado, ele vai aparecer metade do
uso somente, por isso, habilite uma opção que tem no manual chamada "peak".

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3551-3898 / 11-4062-9218
fernando at bluesolutions.com.br