[MASOCH-L] Dúvida que intriga com MRTG.

Fernando Cordeiro fequestions at gmail.com
Tue Sep 2 15:41:42 BRT 2008

Bruno e Livio, obrigado pela respostas.

Acho q essa é o problema, interpretação.
Bruno, a ethernet está limitada a banda do adsl justamente para me
trazer a informação real do uso deste link logo, configurei a
interface adsl e vpn para trabalharem com estes valores.

O que exatamente esta acontecendo é que pela forma como foi
configurado o mrtg.cfg, o gráfico para a interface interna (100mb)
deveria ser mostrado em MB/s e está apenas em Kb/s.
As legendas trabalham conforme a configuração de cada interface não é?
Se for isso por que está aparecendo em Kb/s e não em Mb/s.

O que ocorre também, é que para as 3 interfaces que estou monitorando,
eth0, eth1 e tun0 todos os gráficos são apresentados com a mesma
proximidade de valores ou seja, 256 k para eth0, 250 k para adsl e
tun0.
Esses valores não se alteram, continuam assim.
Eles não deveriam ser calculados e mostrador conforme o arquivo .cfg?
ou seja, um gráfico com Mb/s referente a uma interface e os outros
mostrando os valores referente a velocidade do adsl?
A menos que seja interpretação, isto seria o correto não seria?

Bom, comecei do zero, apaguei tudo e deixei apenas o padrão para eth0
(100MB), 51200 (400Kb) para adsl e tun0.
Os gráficos deverão aparecer corretamente um para cada configuração.

Livio, pela explicação é possível entender onde estou com a dúvida?
Os valores para MaxBytes estão corretos? Por que os gráficos são
apresentados dessa forma?

Agradeço a atenção e a paciência.

obrigado.

2008/9/2 Livio Zanol Puppim <livio.zanol.puppim at gmail.com>:
> [...]
> ser o caso do que o Bruno citou? Não estou entendendo corretamente o
> que está acontecendo... Os gráficos estão extamente iguais? Não estão
> dimensionados com o total? O que exatamente está acontecendo?
>
> Creio que seja questão de interpretação e configuração de como exibir
> os gráficos da maneira que voce quer, pois, a parte 'funcional' do
> MRTG e sua consulta via SNMP parecem estar OK. Como voce quer que os
> gráficos sejam exibidos? Veja também se os contadores em "ifInOctets"
> e "ifOutOctets" estão diferentes para as interfaces em questão.

>>> YLegend[_]: Bits por Segundo
>>> ShortLegend[xxx_2]: MB/s
>>> Target[xxx_2]: 2:comunidade-2v at localhost:
>>> SetEnv[xxx_2]: MRTG_INT_IP="172.16.102.1" MRTG_INT_DESCR="eth0"

Fernando
http://mula-veia.blogspot.com