[MASOCH-L] Limitando velocidade conexoes TCP de saida emservidor Linux

Wenderson Souza wendersonsouza at gmail.com
Sat May 31 13:52:15 BRT 2008

2008/5/31 Alexandre Gorges <algorges at gmail.com>:
> na sua configuracao. todos os ips listados, irão ficar limitados a 512k.
> sera dividido os 512k entre todos os ips. não 512k para cada um.

era isso mesmo que eu queria saber, no caso se eu quiser fazer uma
regra para cara ip, faço arquivos separados.

é que aqui sou um provedor de internet, e ainda nao achei como colocar
o SFQ  no htb-tools.

então vou fazer uns testes no htb.init (como disse ainda nao o
conhecia). conhecia o cbq.init.

aqui tenho pacotes de 256kbps com garantia de banda de 20%. isto é, 5
clientes por pacote. creio que o script vá me cair muito bem.

algo como:

cat eth0-2:10.pkt256-001
RATE=256Kbit
BURST=10Kbit
LEAF=sfq
RULE=,10.10.0.1
RULE=,10.10.0.2
RULE=,10.10.0.3
RULE=,10.10.0.4
RULE=,10.10.0.5

ja que o SFQ tenta dividir a banda o mais "igualitariamente" possível
(só perde segundo pesquisas para o ESFQ que precisa recompilar o
kernel), isto ficará próximo ao ótimo pra mim.

Obrigado,

--
Wenderson Souza
e-mail: wendersonsouza at gmail.com