[MASOCH-L] balance...

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Mon Jun 9 11:23:42 BRT 2008

Oi,

>  Precisamos melhorar este sistema, alguém pode sugerir algo?
>
>  Já li em alguns lugares, que a única maneira seria com freebsd (para
> fazer o papel do balance) pois um usuário X quando entrar no sistema
> e cair no servidor Y por exemplo, tem que ficar nele até fechar a
> sessão, pois esta logado no sistema.
>
>  Este sistema roda em Windows com IIS pois foi desenvolvido para
> rodar apenas nesta plataforma...
>  A maioria dos meus servidores são debian, logo se tivesse uma
> solução para o balance no mesmo, seria melhor.
>
>  Alguém me sugere algo???

ótimo... fique com os Debians mesmo :-).  Simplesmente usando um
destination nat para os ips dos servers windows deveria resolver. Mas
como já foi levantado aqui, pode ser que o algoritmo de hashing do
netfilter considere tb a porta de origem, o que poderia fazer com que
uma conexão do mesmo ip de origem mas com porta de origem diferente
seja direcionado para outro servidor de destino (preciso checar essa
informação...)

De qualquer maneira o Linux VIrtual Server -  LVS[1] é uma solução mais
robusta e com mais opções. Com ele é possivel escolher o algoritmo de
distribuição das conexões, verificar/retirar/adicionar servidores de
destino on-the-fly, etc.

[1]  http://www.linuxvirtualserver.org/

--
Christian Lyra
POP-PR - RNP

http://lyra.soueu.com.br

Whenever plans are drawn up that include a time-table, I'll post-date
the completion 3 days after it's actually scheduled to occur and not
worry too much if they get stolen.
			The Top Things I'd Do
			If I Ever Became an Evil Overlord