[MASOCH-L] base de ips brasil

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Jul 22 14:43:08 BRT 2008

Jeferson escreveu:
> Srs,
>
> precisamos limitar o acesso a parte de um site para usuários de fora do pais
> e estou pensando em fazer este filtro via rewrite cond & rewrite rule
> diretamente no apache, usando a base de ips que esta instituicao fornece
> como ponto de partida:
>
> http://www.ipaddresslocation.org
>
> Como o filtro nao se aplica a uma maquina, e sim parte de um site hospedado
> nela, acredito que nao consiga fazer isto de outra forma que não esta ou
> pior, diretamente na aplicação.
>
> Sugestoes e criticas a esta solucao serao muito bem vindas.

    Eu enviei uma mensagem pra lista em Fevereiro/2008 com essa mesma
necessidade .... ter uma lista, mais precisa possível, das faixas IPs
brasileiras. A mensagem, no histórico da lista, está aqui:

http://eng.registro.br/pipermail/masoch-l/2008-February/006196.html

    na ocasião, baseado numa dica do Rubens Kuhl, eu utilizei alguns
scripts que processam a lista de delegações IP direto da lacnic e exige
somente as faixas IPs delegadas ao Brasil. Se quiser, verifique:

http://www.solutti.com.br/cidr-brasil/

    No exato instante que escrevo este email, existem 266 subredes
delegadas ao Brasil.

    Em alguns casos, porém, onde preciso de uma coisa mais simples, eu
continuo fazendo o bom e velho:

200/8
201/8
189/8

    está LONGE de ser completamente preciso, porém para casos onde não
preciso da precisão da lista obtida da LACNIC, essa restrição mostra-se
suficiente.

    Verifique o histórico da lista, a mensagem que mandei acima, pois
existe uma discussão bem interessante sobre operadoras/empresas que
recebem IP num país e utilizam em outro, etc etc. A lista da LACNIC
indica todas as faixas IPs **DELEGADAS** ao Brasil. Nada garante, porém,
que elas são de fato utilizadas no Brasil ou somente no Brasil, e nada
garante que outras faixas IPs delegadas para países vizinhos (ou bem
distantes, dependendo do caso) também sejam utilizadas por aqui.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br