[MASOCH-L] Acesso remoto

Fabiano fabiano.br at uol.com.br
Tue Feb 12 13:18:48 BRST 2008

Olá Alexandre,

         Algumas perguntas/sugestões ... já que
disse que a interatividade está ficando impraticável ... :

a- Você realmente precisa de vpn ? tempo integral ? totalmente rígida ?
b- Já tentou outras soluções de clientes vpn ?
utilizando somente tcp ou  udp também ? tempos de
respostas dos pacotes com um pouco mais de folga (adequados) ?
c- Já tentou https ? com application server , sem
precisar transitar dados via *clientes* de
"softwares específicos" (que muitas vezes são
muito pesados e com pouca flexibilidade para
alterar controles do tipo "time-out") ?
d- Gerar tudo no laptop e "somente enviar" como
para um processo batch ? realmente tem de ser interativo ?

         Dadas as necessidades  ("...de Roraima
ao Rio Grande do Sul...") minha sugestão é
aproveitar de todas as possibilidades da seguinte maneira :

1) Conexão por Celular (vivo, tim, claro)
utilizando cabo (tem uns celulares usados por aí
que são ultra-baratex...), por porta com
infravermelho ou ainda bluetooth se $$$ não for
problema. Não se limite apenas a utilizar a conexão por *REDE DE DADOS* ...
3) Wifi (Vários provedores tem acessos no país
inteiro desde cafés, shoppings, aeroportos,
rodoviárias, etc..., i.e., quando disponível ...)
3) Ethernet ... (quando disponível, por exemplo em lan-houses )
4) DialUp (sim,sim e sim, e pergunto ... porque não dial up ?)

Alexandre, na prática, nos rincões do país,
restarão (1) e (4) e facilitará se tiver (c) e/ou (d) ...

Um 0800, como sugeriram, pode ser uma mão na
roda, bem como alternativa de maior controle,
segurança e simplificação das soluções ...
Um serviço só, unificado, para uso no país
inteiro (com tamanha diferença
econômica/tecnológica que reflete em
conectividade e qualidade de serviços), será difícil ...

[ ]s
Fabiano