[MASOCH-L] [OFF-TOPIC] SMTP e POP em máquinas separadas

Fernando Cordeiro fequestions at gmail.com
Sat Feb 9 21:50:02 BRST 2008

Fabrício, eu tive que fazer tal instalação e foi bem tranquilo ao meu ver.

A instalação foi da seguinte forma, configurei os dois servidores como
se fossem independentes, um dos servidores trabalharia como servidor
de pop e o outro como smtp.
No servidor de pop instalei vpopmail, spamassassin, mysql e outros
aplicativos para realizar a filtragem de e-mail de entrada.
Neste servidor carregava as portas de smtp e pop normalmente mas, o
envio de mensagens de dentro da rede eram feitas apenas pelo servidor
de smtp.
O segredo está no DNS, ele deve apontar para os servidores
respectivamente, smtp e pop.
O servidor smtp foi instalado e carregada basicamente os scripts para
conexão na porta 25 e só.
O servidor pop envia as mensagens através do servidor smtp ou seja,
nesse servidor o relay deve ser aberto apenas para o servidor pop e
para a rede interna é claro.
Caso os dois estejam com ip válidos direto no roteador, você terá que
fazer um firewall para cada um deles ou, caso estejam em uma dmz com
ip inválidos, você deve fazer os devidos NAT para direcionar as
conexões para cada servidor.

Bom, o servidor smtp é simples, não tinha nada de mais instalado já o
servidor pop tinha as aplicações que mencionei acima.

Acho que é isso, a idéia é bem simplesa eu acredito.
Faz um tempinho que fiz isso portanto, não lembro de tudo nos mínimos
detalhes mas o caminho é esse ae.

Qualquer coisa de um toque por aq.. ok? espero ter ajudado.

Obs: o MTA que utilizei nessa instalação era o QMAIL.

abraços.

Fernando Cordeiro
Supervisor de Tecnologia