[MASOCH-L] [OFF-TOPIC] SMTP e POP em máquinas separadas

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Feb 8 16:29:48 BRST 2008

Fabrício Veiga wrote:
> Bom dia senhores!
>
> Gostaria de obter informações sobre como montar servidores SMTP e
> POP/IMAP separados em máquinas diferentes.
> Atualmente estou utilizando apenas um servidor de email tanto para SMTP
> como POP/IMAP. Utilizo Postfix + Courier.
>
> Obrigado!

Se voce usa Maildirs como formato de armazenamento, pode colocar o
acesso via NFS sem medo.

Se voce ainda está com mbox, não recomendo.

Na solução com Maildirs e NFS, voce poderia inclusive colocar servidores
SMTP,  POP e IMAP em cluster: Arquuivos temporarios e spool locais,
armazenamento de caixas postais e autenticação em back end.