[MASOCH-L] faixas IPs brasileiras

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Feb 6 14:53:23 BRST 2008

Leonardo Rodrigues Magalhães wrote:

>     O que era pra ser uma solução acabou piorando o problema ..... :)
>
>     Em algumas situações onde tenho uma tabela a ser consultada, fica
> fácil cadastrar 200-300 redes, sem problemas. Mas verificado agora que o
> Brasil possui 264 redes alocadas nesse exato momento, fico me
> perguntando se vale a pena trocar as minhas 3 super redes, que até agora
> atenderam até bem, por 264 regras em algumas regras de iptables, por
> exemplo.

iptables?

Desculpe a pergunta, mas em tempos de globalização, por que restringir
alguma coisa por país?  E os brasileiros que moram fora, por exemplo?

Enquanto estávamos falando de base de dados, fazia sentido,  mas apenas
no sentido de identificar, não de bloquear.

Já conheço desculpas do tipo "vou filtrar a china por que de lá vem
muito spam", mas isso é justamente o que temos que combater, pois os
outros também "filtram o Brazil por que de lá vem muito spam".  Se
sempre usarem essa solução, a internet vai perder o direito de ser
chamada de rede "mundial'.

Uma das coisas que odeio em sites de bancos, por exemplo, é quando eles
resolvem impedir vários tipos de operação durante a madrugada.  Nós os
vampiros não temos chance, nem tampouco os "burajiros no japon".

                                        Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br