[MASOCH-L] faixas IPs brasileiras

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Wed Feb 6 15:03:54 BRST 2008

João Carlos Mendes Luís escreveu:

> iptables?
>
> Desculpe a pergunta, mas em tempos de globalização, por que restringir
> alguma coisa por país?  E os brasileiros que moram fora, por exemplo?

    E se a aplicação for algo do tipo intranet e eu tenho CERTEZA que
não existe necessidade de disponibilizá-la para IPs fora do Brasil ????

> Enquanto estávamos falando de base de dados, fazia sentido,  mas apenas
> no sentido de identificar, não de bloquear.
>
> Já conheço desculpas do tipo "vou filtrar a china por que de lá vem
> muito spam", mas isso é justamente o que temos que combater, pois os
> outros também "filtram o Brazil por que de lá vem muito spam".  Se
> sempre usarem essa solução, a internet vai perder o direito de ser
> chamada de rede "mundial'.

    Você está pensando somente em sistemas totalmente públicos, como
email e web .... mas está se esquecendo que em alguns casos, pra alguns
sistemas hospedados na internet porém com acesso não necessariamente
público, tipo intranets da vida, eu posso SIM querer fazer algum tipo de
filtro por país sem que isso gere 'guerrinhas' entre países.

    Bloquear emails vindos da China é uma coisa. Não querer que IPs
chineses/russos/chilenos/tanto faz consigam visualizar o site da minha
intranet, é OUUUUTRA coisa. Eu posso SIM fazer esse tipo de bloqueio,
não vejo problema nenhum em fazê-los se for o caso.

    Concordo com você que o bloqueio geral de países em sistemas de
email, por exemplo, é radical DEMAIS. Não faço isso em cliente nenhum
que gerencio seus servidores de correio, apesar de saber que um simples
bloqueio de tudo que for .ru geraria um aumento considerável no bloqueio
de SPAMs e, certamente, sem nenhum problema para recebimento de emails.
Mas não faço porque não acho legal.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues