[MASOCH-L] faixas IPs brasileiras

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Wed Feb 6 14:18:33 BRST 2008

Rubens Kuhl Jr. escreveu:

> Você pode cadastrar as 264 subnets em ipset do tipo nethash ao invés
> de uma regra de iptables para cada uma:
>
> http://ipset.netfilter.org/
>
> Depois de criado um set "brasil" usando os comandos de ipset, a regra
> de iptables ficaria mais ou menos assim:

    Eu até uso ipset em alguns outros casos, mas não tinha pensado nessa
situação. Não é má idéia utilizar o ipset não .... ele conseguiria lidar
até mesmo com quantidade bem maiores de redes sem grandes problemas, e
manteria as regras de iptables mais simples, sem necessidade de centenas
de regras diferentes uma pra cada faixa.

    Obrigado pela dica !

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues