[MASOCH-L] Bacula

Allan Rodrigo de Lima allan at usp.br
Thu Dec 18 10:15:47 BRST 2008

Oi Wederson!

> 1) Pesquisando na net, verifiquei que muita gente de tempos em tempos da uma
> limpada na base do catalog para ela não ficar gigante. Então, se por acaso,
> eu precisasse restaurar um backup de um ano atrás, e suponha que no catalog
> não tenha informações deste backup, neste caso, o restore funciona sem
> problemas?

Infelizmente não...

> 2) Qual a maneira mais indicada de gerênciar o catalog, deixar ele crescer a
> vontade conforme os backups são feitos ou realmente preciso ficar zerando a
> base de vez em quando?

Zerar a base de tempos em tempos é muito bom, a partir de agora
dependendo de como o catálogo crescer penso zerar os catalogos uma vez
por ano, tempos atrás o meu catálogo chegou a 160GB o que gerou uma
perda de desempenho significatifa nos casos dos backups incrementais.

> 3) Faz diferença usar o postgress ao invés do mysql? (ok, tipo, o bacula
> sente alguma diferença?)

Para o Bacula utilizar o Postgres ou o mysql é indiferente, eu
particuramente prefiro o postgres pelo fato dele ser mais estável,
porém com o MySQL tem um desempenho melhor, mas para resolver esse
problema eu coloquei os catálogos num Cluster utilizando o pgPool,
tenoh 3 máquinas nesse cluster, 1 HP Proliant com 6 GB de memória e
discos scsi onde roda o PgPool e 2 Itautec MX com 8GB de mem e discos
SAS. Particularmente eu to muito feliz com essa solução.

Outra cosia que eu fiz foi descentralizar o director, hoje temos 3
máquinas fazendo o papel de bacula Director, cada uma com seu
respectivo catalogo, além da maior disponibilidade, com 3 Directors
rodando tripliquei minha janela :)

> Utilizo o Amanda faz anos, ele funciona bem, mas para gerenciar os backups e
> fazer restore de fitas muito antigas dá muito trabalho, por isso pretendo
> migrar meu sistema para o Bacula.

O Amanda é bem legal, mas acho que ele tem algumas limitações quando o
seu parque é muito grande, espero até o meio do 2009 atendermos mais
de 100 clientes e uma quantidade armazenada de dados em torno de 10TB.

Eu uso o bacula desde 2004 e nao pretendo mudar, estamos desenvolvendo
algumas ferramentas para ajudar na administração, a primeira delas é
um aplicativo que gere um arquivo de configuração do Bacula-director e
guarde as informações num banco de dados, pois com 50 clientes os
arquivos de configuração chegam facilmente a 2500 linhas. Outra coisa
que vamos implementar é uma forma mas "humana" de gerenciar a alta
disponibilidade do sistema com vmware, heartbeat e mon.

Qualquer dúvida é só escrever!

Abraço a todos,
Allan