[MASOCH-L] RES: Sincronização Dados entre dois servidores em "tempo real".

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Dec 5 12:17:20 BRST 2008

On Fri, 5 Dec 2008, Renato Frederick wrote:

> Qual o problema com o NFS, tirando as otimizações de performance?
> Coincidentemente dei um "mount" em um grande provedor de hosting dos EUA,
> que fornece acesso Shell e notei que há 30 pastas montadas via NFS, dentre
> elas o home de cada usuário que possui WWW e outra o spool do email..

O NFS é sujeito a erros de 'race condition' no gerenciamento de travas.
São problemas muito raros, mas quando acontecem causam um bocado de
confusão. Eu já vi uma mensagem de e-mail que era um 'merge' de duas
outras, provocada por uma dessas falhas.

O DJB, com sua característica delicadeza, chama o NFS de Network Failure
System, mas dada a raridade das condições de corrida isso é um exagero.

Por via das dúvidas os storages modernos suportam protocolos bem mais
resistentes (mas mais lerdos, o que é amplamente compensado pela
velocidade das redes de agora) do que o NFS.