[MASOCH-L] RES: RES: RES: RES: Res: Mail e BD virtualizados

Renato Frederick frederick at dahype.org
Thu Dec 4 10:42:27 BRST 2008

> o projeto foi montado.
>
> Qual o fabricante? Vocês implementaram ai??
> Estou ouvindo falar muito bem do conjunto c7000 + EVA 4XXX da HP

Aqui toda a solução é IBM, eles são parceiros da vmware(na verdade acho que hoje em dia todos os fabricantes são, HP, Dell)

O Cluster possui servidores IBM x3650  e o storage é DS4700 com expansão e switches fiber da Dell.

> Já estamos em um caminho sem retorno... virtualizar tudo que for
> possível será inevitável...

Com certeza, engraçado que voltamos ao tempo "mainframe".. claro que com outra abordagem, mas é o que estamos vendo, grandes racks com clusters enormes divididos em pequenas máquinas, bem parecido com os mainframe.

> [...]
> existir!
> No case que citei antes existiu a necessidade de virtualizar um sistema
> legado, Redhat 9, por exigência da aplicação, que mesmo com um I/O bem
> superior ao Host antigo ficou bem mais lento que o não virtualizado, só
> existia uma única VM virtualizada, era um HP DL380,com dois quad-core e
> controladora com 512M de cache, 8 discos SAS de 15k RPM em raid 1+0,
> ficou mais lento que o single-core com dois discos SCSI de 10k RPM em
> RAID 1, um storage cairia com uma luva nesse caso!

Tem alguns casos que não "descem" bem com virtualização. Uso muito o FreeBSD, porém se você não fizer um tunning, principalmente no driver da placa de rede, a velocidade de transferência não chega nem de perto a 100Mb. houve até uma discussão sobre isto na lista FUG. O bacana no caso do vmware é o vmware-tools que faz toda a parte braçal, já otimizando o guest.
Talvez o RH9 caia neste caso.

> Um grande problema é convencer o cliente a comprar um sistema de HW
> eficiente, no nosso estado(PI) ainda é uma utopia para a maioria das
> empresas, mas estamos tentando mudar isso, só que a crise chegou para
> atrapalhar!
> Em um próximo projeto estamos tentando convencer o cliente a
> virtualizar seu parque de servidores, dentre as principais necessidades
> prover HA de toda a estrutura, mas quando chegou nos custos, fomos para
> a geladeira!

Realmente, quando se vê o custo total da solução dá para cair para trás de susto, pode chegar a 6dígitos tranquilamente, mas é um custo que dilui a médio prazo. Mas infelizmente muito cliente não vê isto, acha mais econômico pagar 3mil em um servidor hoje, daqui a um ano mais 5mil em outro, entulhar os servidores com todos os serviços e adicionar memória "picada".. Mas esquece de contabilizar os BTU que o ar condicionado vai exigir com tanto equipamento no datacenter, o consumo de energia, o downtime. Creio que não é só no seu estado que esta cultura de ver só o preço acontece, infelizmente.

Mas já está melhorando, hoje em dia dá para montar pequenos parques virtualizados com o ESXi, por exemplo, e conforme o cliente cresça e entenda a necessidade de investimento, ir migrando e aproveitando o que já existe.
A concorrência também está acirrada, Microsoft e Xen estão bem agressivas nos preços dos seus produtos de virtualização, apesar que nunca usei em produção.