[MASOCH-L] RES: RES: RES: RES: Res: Mail e BD virtualizados

Roterdan Macedo roterdan at linuxpi.net
Thu Dec 4 16:27:45 BRST 2008

2008/12/4 Renato Frederick <frederick at dahype.org>

> Com certeza, engraçado que voltamos ao tempo "mainframe".. claro que com
> outra abordagem, mas é o que estamos vendo, grandes racks com clusters
> enormes divididos em pequenas máquinas, bem parecido com os mainframe.
>
> Pois é isso mesmo, abordei isso no trabalho, antes, hoje e depois, vamos
voltar a centralizar tudo em um cluster, que para o usuário final, será
apenas um!

> Tem alguns casos que não "descem" bem com virtualização. Uso muito o
> FreeBSD, porém se você não fizer um tunning, principalmente no driver da
> placa de rede, a velocidade de transferência não chega nem de perto a 100Mb.
> houve até uma discussão sobre isto na lista FUG. O bacana no caso do vmware
> é o vmware-tools que faz toda a parte braçal, já otimizando o guest.
> Talvez o RH9 caia neste caso.

O vmware-tools ajudou muito, mas não o suficiente, estou preparando um novo
ambiente para testar com o Xen, configurando a VM para acessar direto uma
partição LVM e eliminar e atraso de escrever em um sistema de arquivos...

> Mas já está melhorando, hoje em dia dá para montar pequenos parques
> virtualizados com o ESXi, por exemplo, e conforme o cliente cresça e entenda
> a necessidade de investimento, ir migrando e aproveitando o que já existe.
> A concorrência também está acirrada, Microsoft e Xen estão bem agressivas
> nos preços dos seus produtos de virtualização, apesar que nunca usei em
> produção.

Em alguns casos o cliente começou com um Vmware server, depois viu que era
bom, e comprou um servidor que estava na HCL do ESXi, vamos ver se ele ver
que é bom o abre o bolso para um VI. :-P

Abraços,
_
Roterdan Macedo
LinuxPI - roterdan {at} IEEE {dot} org