[MASOCH-L] RES: RES: RES: Res: Mail e BD virtualizados
Roterdan Macedo - LinuxPI.net
roterdan at linuxpi.net
Wed Dec 3 16:25:17 -03 2008
-----Mensagem original-----
>>De: masoch-l-bounces at eng.registro.br [mailto:masoch-l-bounces at eng.registro.br] Em nome de Renato Frederick
>>Enviada em: quarta-feira, 3 de dezembro de 2008 09:48
>>Para: 'Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help'
>>Assunto: [MASOCH-L] RES: RES: Res: Mail e BD virtualizados
>>Tenho um parque considerável de servidores virtuais usando vmware... I/O não é o problema, desde que você invista o necessário nos equipamentos >>corretos.
>>Virtualizar um servidor com alto I/O usando 2 discos SATA é o mínimo pedir para ter problemas.
Isso não fica bom nem sem ser virtualizado, rsrsrs
>>No caso usamos storage e fiber channel, devidamente calculados quando o projeto foi montado.
Qual o fabricante? Vocês implementaram ai??
Estou ouvindo falar muito bem do conjunto c7000 + EVA 4XXX da HP
>>Também não adianta falar que só usar um storage garante I/O, depende das características deles e principalmente os servidores que farao o cluster >>vmware..
>>Enfim, é uma tecnologia que funciona, se não funcionasse a vmware não estaria no mercado e teria tantos concorrentes, mas deve-se fazer um estudo com >>assistência de uma empresa qualificada.
Já estamos em um caminho sem retorno... virtualizar tudo que for possível será inevitável...
Só precisamos adicionar no hardware final a capacidade para lidar com as perdas que irão existir na virtualização, podem ser mínimas, mas vão existir!
No case que citei antes existiu a necessidade de virtualizar um sistema legado, Redhat 9, por exigência da aplicação, que mesmo com um I/O bem superior ao Host antigo ficou bem mais lento que o não virtualizado, só existia uma única VM virtualizada, era um HP DL380,com dois quad-core e controladora com 512M de cache, 8 discos SAS de 15k RPM em raid 1+0, ficou mais lento que o single-core com dois discos SCSI de 10k RPM em RAID 1, um storage cairia com uma luva nesse caso!
Um grande problema é convencer o cliente a comprar um sistema de HW eficiente, no nosso estado(PI) ainda é uma utopia para a maioria das empresas, mas estamos tentando mudar isso, só que a crise chegou para atrapalhar!
Em um próximo projeto estamos tentando convencer o cliente a virtualizar seu parque de servidores, dentre as principais necessidades prover HA de toda a estrutura, mas quando chegou nos custos, fomos para a geladeira!
Abraços,
Roterdan Macedo
www.linuxpi.net
More information about the masoch-l
mailing list