[MASOCH-L] Certificações IT

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Aug 25 11:36:06 BRT 2008

Posso dividir minha opinião como gestor, no momento em fase de
recrutamento, mas deixo para sua análise estatística compor o que
seria uma opinião "do mercado"... ter o conhecimento consolidado pela
experiência não só é o bastante, mas é melhor do que ter
certificações. Eu tenho que garimpar no CV por indicadores de
conhecimento que não as certificações, e CVs que só as tenham nem
passam para a próxima fase.

Veja que entre as certificações existem as orientadas a fabricante
(CCNA, JNCIA, CCSE etc.) e as neutras (ITIL, LPIC, A+ etc.); as
empresas que compõe canais de vendas e serviços desses fabricantes são
premiadas direta ou indiretamente por terem profissionais
certificados, então se o seu objetivo é trabalhar numa dessas
empresas, tire tantas das certificações de fabricantes quanto puder.
(mas é muito emblemático o caso de um training partner de um desses
fabricantes, que para seu próprio recrutamento só utiliza testes
próprios e não as certificações desse fabricante... efeito TestKing,
eu diria)

Já as certificações neutras tem melhor imagem junto a usuários da
tecnologia e empresas de consultoria orientadas a disciplinas (ex:
segurança) ou a verticais (ex: Big 4).

Rubens