[MASOCH-L] Conectar HD eSATA

Leonardo Koppes ln_koppes at yahoo.com.br
Tue Nov 20 18:57:24 BRST 2007

  Olá fernando.

  Eu peguei o assunto no meio mas gostaria de dar um auxílio:
  Essa plataforma (SATA) não é a ideal para o desligamento do dispositivo "a quente", conhecido como "hot swap". Implementar isso no seu sistema não é coisa de menino. Tem que conhecer hardware!
  Desde os primeiros IDE-ATA essa possibilidade era muito limitada. O serial ATA não melhorou quase nada do ATA antigo. O melhor dos mundos é o uso de discos SCSI mesmo. Mesmo assim, é preciso montar uma matriz RAID, uma controladora muito boa, gavetas de hot swap, etc.
  O padrão SATA não prevê hot swap sem gaveta. Quando você desliga um HD a quente, deve desativar antes a memória virtual do SO. Senão o SO continua tentando gravar dados num dispositivo que não está mais lá. Uma controladora SCSI que faz hot swap transporta a MV para outras unidades automaticamente, desde que tenha uma matriz RAID ou mantem os dados na memória da própria controladora.
  Se você quer investir em coisa boa, sugiro a placa MegaRAID SAS 8704ELP da Mylex, para montagem de matriz RAID para HDs SATA e suporte ao que você quer: hot swap de verdade.
  Fuja dessas controladoras do tipo Promise. Nessa ceara o barato sai caro.

  Boa sorte.

Message: 4