[MASOCH-L] Spyware/Malware e "Papel de Carta"

Edison Bortolin edison at coslinux.com.br
Wed May 23 08:52:18 BRT 2007

Eu utilizo MailScanner, Spamassassin, SPF e greylisting o que tem
resolvido o problema até então, para os domínio que estão sob o meu
controle.

Nas empresas que permitem acesso aos webmails externos, eu faço o
controle com proxy (squid + squidGuard). Dessa forma, ainda que o client
de e-mail de um usuário baixe mensagens via pop3 de um outro servidor ou
mesmo se ele acessar via webmail suas contas externas, ele não
conseguirá realizar o download do arquivo.

Para realizar o bloqueio, pode-se utilizar squid + squidGuard ou squirm
e criar regras que redirecionem qualquer requisição a arquivos perigosos
para um página web onde poderá solicitar ao usuário que preencha um
formulário. Posteriormente, alguém poderá analisar cada requisição e
verificar quais realmente são necessárias. Obviamente, alguns usuários
não deverão sofrer esses redirecionamentos e ambas soluções são
reflexíveis e permitem essas coisas.

Espero ter ajudado.

[ ] 's

Edison