[MASOCH-L] Reverso Embratel

Aristeu Gil Alves Jr aristeu.jr at gmail.com
Wed Jul 4 10:25:16 BRT 2007

Rubens,

Em 03/07/07, Rubens Kuhl Jr.<rubensk at gmail.com> escreveu:
> É sempre difícil mudar algo que está funcionando para vários clientes
> apenas pq 1 cliente pediu.

Ninguém sabe disso. Um outro cliente meu, inclusive, achava que as
consultas eram encaminhadas para o servidor dele. Ele, um dos caras
que mais sabe DNS, provavelmente leu o livro DNS & Bind (poderia te-lo
escrito) e é um grande pregador das RFC's. Provavelmente nunca se
parou a verificar/testar o trafego ou os logs do DNS para ver que quem
responde é a Embratel.

> Quando se vai para o argumento técnico de
> que isso acontece por limitações de um software em particular cujo uso
> é cada vez menos comum, aí que fica mais difícil investir na mudança
> do modelo. Se alguém citar então é que isso chega ao ponto de
> implicância pessoal do autor do software contra métodos definidos em
> RFC, aí que ninguém em cargo de liderança vai sancionar um projeto
> desses.

Vc vai ter que convir comigo neste caso: Quem está quebrando a RFC
aqui é a Embratel! Ou seja, a questão da delegação é totalmente
descartada, quebrando a hierarquia de delegações do DNS, que
provavelmente veio antes mesmo da transferência de domínio. Se
conseguir me explicar pelo menos um motivo dessa atuação...

**NO ENTANTO**, não posso descartar um lado positivo na atuação da
Embratel. Ela cadastra o range do cliente direto no whois do
registro.br, ficando o cliente responsável por aquele range. Atuação
exemplar. Eu me pergunto, então, será que o problema é do REGISTRO.BR
que não permite ao cliente informar os DNS's para consulta reversa, da
mesma forma que é feita para consulta direta? Uma vez que a operadora
optou por quebrar sua classe e delegá-la aos clientes, cadastrando no
registro.br, a ferramenta do registro poderia ser um pouco mais
inteligente e permitir a inserção de uma delegação de DNS para o
contato responsável por aquele range. O trabalho é o mesmo da
delegação de consulta direta, já feito pelo registro.

--
Aristeu Gil Alves Jr