[MASOCH-L] Sobre enderecamento internet e IPv6

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Thu Jan 11 22:29:57 BRST 2007

ois,

> Bom, aqui no Paraná é diferente (até onde sei).
>
> Geralmente os link comerciais são entregues com poucos IP, geralmente os
> que tenho visto  possuem no máximo um /29.
> Antigamente sim, todos recebiam um /24 ou algo do genero.

O que eu tenho visto é isso mesmo. Poucos Ips.

> Sobre a utilização de IPv6 acho ainda meio distante. Pelo que sei,
> somente a RPN (com seus POPs) tem IPv6 nativo na sua rede, Lyra, se eu
> estiver errado avise ;)

Nao sei de outras operadoras usando. Na RNP não é novidade, mas mesmo
já tendo disponivel a tempo é dificil fazer os clientes usarem tb. Os
ptt-metros tem infra para troca de trafego V6, mas parece que ela
acaba ocorrendo mais no meio academico. Aqui no Parana, uma operadora
manifestou interesse em trocar trafego Ipv6, mas não foi pra frente o
interesse, o que é uma pena...

Christian Lyra
PoP-PR/RNP